Exames (Diagnose)


Mapeamento de Retina

Exame indicado para avaliar a retina de forma geral, dando especial atenção para a região periférica.

Biomicroscopia de Fundo de Olho

Avalia as condição da retina em diversas patologias e indicações cirúrgicas. É um exame importante para o acompanhamento de afecções como: retinopatia diabética, retinopatia por hipertensão, alterações da mácula, tumores oculares, etc.

Microscopia Especular de Córnea

Indicada para avaliar a quantidade de células do endotélio corneano, bem como suas características de forma e tamanho. É um exame indolor e de rápida execução. É realizado nos pré-operatórios de cirurgias de catarata ou em casos de doenças da córnea.

Ultrassonografia Ocular

Ultrassonografia Ocular é o exame oftalmológico que avalia as estruturas internas do globo ocular (cristalino, cavidade vítrea, retina) e a cavidade orbitária (músculos, nervo óptico, órbita e gordura orbitária)

Topografia de Córnea

Realiza o mapeamento topográfico do relevo da córnea. Também colabora para a identificação precoce de doenças. Ajuda na adaptação de lentes de contato, no diagnóstico para cirurgias refrativas, catarata e transplantes de córnea. Para se obter um resultado, o aparelho projeta anéis luminosos na córnea, capturando a imagem por uma câmera e repassando para um computador, que apresenta o resultado calculado por um mapa, especificando cada região com cores diferenciadas. O paciente deve suspender o uso das lentes de contato (caso já seja usuário) cinco dias antes do exame ser feito. Caso o médico autorize o uso, deve constar essa informação no pedido do exame.

Teste de Ishihara

O exame consiste na exibição de uma série de cartões coloridos, cada um contendo vários círculos feitos de cores ligeiramente diferentes das cores daqueles situados nas proximidades. Seguindo o mesmo padrão, alguns círculos estão agrupados no meio do cartão de forma a exibir um número que somente será visível pelas pessoas que possuirem visão normal.

Tonometria

Exame que faz a medida da pressão intra-ocular, fundamental para o diagnóstico de glaucoma.

Campimetria

Um exame computadorizado que detecta e quantifica anormalidades no campo visual, além de monitorar a evolução de tratamentos clínicos e/ou cirúrgicos. Utilizado para avaliação de defeitos causados no campo visual por conta de doenças neurológicas.

Paquimetria

Mede a espessura da córnea com um ultrassom, utilizado em casos de glaucoma, ceratocone, cirurgia refrativa, edema de córnea e outras doenças.

Gonioscopia

Utiliza lentes especiais apoiadas na córnea, o que permite ao especialista estudar o ângulo em que a íris se encontra com a córnea. Ideal para pacientes com suspeita de glaucoma. É necessário o uso de colírio anestésico.



Agendamento de consulta online.

Copyrights ©2016 Opticenter Clínica de olhos.