Oftalmologia pequenas cirurgia (Calázio).


Nullam euismod commodo

Calázio é uma lesão da pálpebra frequentemente confundida com terçol. A diferença é que, ao contrário do que acontece no terçol, o calázio não surge em decorrência de uma infecção..


Causas

Diferentemente do terçol, a causa de calázio não é uma infecção bacteriana. Ele é provocado pela inflamação da glândula de Meibômio, responsável pela produção de secreção sebácea (um líquido muito fino e oleoso que lubrifica o olho) e que fica situada nas pálpebras superior e inferior, imediatamente atrás dos cílios. A inflamação na glândula causa uma obstrução no duto que permite a saída da secreção. Com a obstrução, a lesão permanece na pálpebra sob a forma de um granuloma, que aumentará de tamanho quando a secreção produzida pela glândula não conseguir ser eliminada. Essa obstrução leva à formação de um nódulo na pálpebra: o calázio..

Tratamento e cuidados

O tratamento do calázio consiste em compressas mornas. Medicamentos com corticoides e antibióticos são contraindicados no caso de calázio. Se o quadro for reincidente com frequência, o oftalmologista pode optar por realizar uma cirurgia para desobstruir a glândula.



Agendamento de consulta online.

Copyrights ©2016 Opticenter Clínica de olhos.